segunda-feira, 22 de abril de 2013

Solista no Concerto em homenagem aos 40 anos da Fundarte

Foto tirada durante o Concerto realizado em 21 de Março de 2013 - Teatro Therezinha Petry Cardona, Montenegro/ RS. 

Na ocasião, toquei o Concerto para Acordeão, Orquestra de Cordas e Tumbadoras do Radamés Gnattali (dedicado ao músico "Chiquinho do Acordeon").


Agosto e Setembro têm mais: Livramento e Quaraí com a Orquestra de Câmara Fundarte. Mantenham-se informados!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MusiCâmara apresenta o Quinteto Persch em Sapucaia do Sul e São Leopoldo


Em abril será a vez de Sapucaia do Sul integrar a ampliação do Projeto MusiCâmara realizado pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura.

Um programa com obras de Vivaldi, Astor Piazzolla, Tom Jobim, dentre outros, será apresentado pelo Quinteto Persch, no próximo dia 18, quinta-feira, a partir das 19h30min, no Instituto Federal Sul-Riograndense – IFSUL (Avenida Copacabana, 100 – Bairro Piratini), em Sapucaia do Sul, e no dia 19, sexta-feira, no mesmo horário, o concerto será na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro), em São Leopoldo.

O grupo



Criado em 1999, o Quinteto Persch trabalha exclusivamente com acordeons, e tem como propósito difundir e mostrar a versatilidade do instrumento através da música de câmara, oportunizando a exploração do acordeon com repertório erudito. É o único grupo no Brasil com essa formação instrumental e proposta artística.

Formado pelos músicos Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Lucas Braz e Luciano Rhoden, o Quinteto Persch está há quase 14 anos em atividades ininterruptas. Muitas foram as participações em concertos e festivais em diversos locais, somando mais de 200apresentações ao longo dos anos.

Em 2009 e 2012, o grupo foi indicado ao “Prêmio Açorianos de Música”, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, no gênero erudito. Entre os vários prêmios recebidos estão o de vencedor da categoria Instrumentista à indicação do Prêmio Açorianos de Música, em 2009 e Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010.

Em 2012 lançou o segundo CD, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Em 2013, foi indicado ao “Prêmio Açorianos de Música” pela segunda vez, pelo CD Quinteto Persch - 10 anos, nas categorias "Intérprete Erudito" e "Disco Erudito".
Mais informações sobre o trabalho do Quinteto Persch podem ser conferidas no site http://www.quintetopersch.com/.

Para o diretor geral do IFSUL de Sapucaia do Sul, Mack Léo Pedroso, há grandes expectativas para a realização do MusiCâmara no local. “Com a apresentação do MusiCâmara temos a expectativa de aproximar o Instituto da comunidade, até porque temos o curso técnico em eventos. E será ótimo relacionar a teoria com a prática. É muito bom poder mostrar que, além de máquinas e equipamentos, trabalhamos também com a questão cultural”, avalia.

Recentemente o IFSUL lançou o projeto Música no Campus, e conforme Pedroso, “houve uma grande contribuição por parte do MusiCâmara. A influência deste projeto foi muito importante”.

Segundo Pedroso, com a realização do MusiCâmara e do Música no Campus, há maior possibilidade de formar um público interessado em música erudita. “Toda a informação só vira conhecimento a partir do momento em que ela é utilizada. Com certeza a comunidade terá mais oportunidades de conhecer e apreciar a música erudita”, afirma.

Programa:
ARAM KHATCHATURIAN (1903-1978)
Walzer – aus “Maskerade”
TOM JOBIM (1927-1994)
Meu amigo Radamés
RADAMÉS GNATTALI (1906-1988)
Suíte Retratos – Pixinguinha
ANTONIO VIVALDI (1678-1741)
Concerto Grosso Op. 3, Nr 8
1. Allegro      
2. Larghetto e spiritoso
3. Allegro
CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão
ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Buenos Aires Hora Cero
La muerte de Angel
FERENC FARCAS (1905-2000)
Antigas danças húngaras
1. Entrada
2. Danças das lâminas
3. Ugrós (Saltarelo)
ANTONIO CARLOS GOMES (1836-1896)
O burrico de pau  
Serviço:

O quê: Projeto MusiCâmara, com o Quinteto Persch
Quando: 18 de abril, quinta-feira, às 19h30min.
Onde: Instituto Federal Sul-Riograndense – IFSUL (Avenida Copacabana, 100 – Bairro Piratini), em Sapucaia do Sul
Entrada franca

O quê: Projeto MusiCâmara, com o Quinteto Persch
Quando: 19 de abril, sexta-feira, às 19h30min.
Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450), em em São Leopoldo
Entrada franca

Saiba mais sobre o projeto MusiCâmara

Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade e contribuir na valorização da música erudita, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 52 concertos.

Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o propósito de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.

Em 2012 o MusiCâmara realizou dez concertos em São Leopoldo, sendo o último, o tradicional concerto de Natal, que contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas. No decorrer do ano, um público de cerca de 2.200 pessoas prestigiou o trabalho dos músicos que se apresentaram no projeto.

Foram visitadas sete escolas municipais que, depois estiveram presentes aos concertos. Cerca de 230 alunos participaram, sendo que, o MusiCâmara recebeu ainda 90 estudantes de escolas de Sapucaia do Sul.

O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.

Para mais informações, o contato pode ser feito com a PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site http://www.prestosl.com.br/ ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.

terça-feira, 9 de abril de 2013

No próximo mês, com o Quinteto Persch



Maio 2013

CIRCUITO SESC DE MÚSICA 2013
Caxias do Sul – 07/05
Local: Teatro do Sesc – Rua Moreira Cesar, 2462

Bento Gonçalves – 08/05
Local: Sesc Bento Gonçalves - Av. Cândido Costa,88

Uruguaiana – 11/05
Local: Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa – R. XV de Novembro, 1844

Alegrete – 12/05
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, SN)

Santa Maria – 14/05
Local: Theatro Treze de Maio, Praça Saldanha Marinho, s/ n°

Rio Grande – 16/05
Local: Teatro Municipal. Av. Maj. Carlos Pinto, 312 - Cidade Nova 
* Todas as apresentações deste circuito acontecerão às 20hs.  

Na próxima semana, com o Quinteto Persch